0800 41 8021 (041) 3224 8021
Novembro azul: o cuidado é a melhor forma de prevenção

Novembro azul: o cuidado é a melhor forma de prevenção

De acordo com dados do Ministério da Saúde (2017), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina brasileira. O índice de óbitos causados pela doença é de 28,6% e cresce todos os anos, principalmente em indivíduos a partir dos 50 anos. 

Duas razões influenciam nesse indicador: o preconceito e a desinformação. Por terem receio do exame preventivo, conhecido como toque retal, muitos homens evitam fazê-lo e arriscam a própria saúde.

Foi com o propósito de desconstruir essa ideia que nasceu o Novembro Azul. A campanha, lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, inicialmente tinha por objetivo educar sobre o câncer de próstata. Na última década, sua missão se tornou mais ampla e passou a  alertar para a importância de adotar hábitos sadios a fim de manter a qualidade de vida. 
 

Prevenção é o melhor tratamento


Pacientes com câncer de próstata diagnosticados ainda em estágio inicial tem até 90% de chances de se recuperar da doença. Como nessa etapa a enfermidade não apresenta sintomas, só é possível identificá-la por meio do exame de toque e da realização do PSA (Prostate-Specific Antigens).

Leia: O que é o Outubro Rosa?

Além da visita anual ao urologista, o homem também deve assumir outros cuidados, como a prática regular de exercícios e alimentação equilibrada. Dessa forma, ele garante maior equilíbrio e bem-estar em sua rotina.