0800 41 8021 (041) 3224 8021
O que é o Outubro Rosa?

O que é o Outubro Rosa?

De acordo com dados do INCA, o câncer de mama é o principal motivo de óbito da população feminina no país. Para 2019, são estimados 59.700 novos casos e o diagnóstico precoce é indispensável para que a doença seja tratada com sucesso.

Por isso, no mês de outubro, instituições do mundo inteiro se mobilizam em prol da causa para alertar sobre o cuidado com a saúde da mulher. É o chamado Outubro Rosa. A ação nasceu na década de 1990 em Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu os conhecidos laços para os participantes da primeira Corrida pela Cura.

No Brasil, a campanha teve início em 2002, com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Desde então, outros pontos turísticos aderem à mobilização e instituições promovem palestras sobre o câncer de mama. Na última década, o câncer de útero também se tornou parte dessa conversa.
 

Autocuidado é essencial

A prevenção é sempre a melhor forma de cuidado. Além de manter os exames em dia, como a mamografia, e manter hábitos saudáveis, é preciso que a mulher esteja atenta às alterações do próprio corpo.

O autoexame das mamas é uma das formas de verificar se há qualquer irregularidade. Por meio dele, é possível notar a existência de nódulos, mudança na textura da pele (parecida com a textura de uma casca de laranja), vermelhidão ou secreção nos mamilos. Ao identificar qualquer um desses sinais, o ideal é buscar o seu médico com urgência.

O câncer de mama pode se apresentar de várias formas e a sua ocorrência está ligada a fatores genéticos, estilo de vida, idade e etnia. No entanto, quando é identificado ainda em estágio inicial, possui chances altas de recuperação e a retomada da qualidade de vida da paciente.

Quem recebe o diagnóstico se depara com muitas incertezas. Nesse momento, o carinho, o apoio e a compreensão de familiares e amigos é de extrema importância e tem impacto positivo no tratamento.