0800 41 8021 (041) 3224 8021
Benefícios de ter um animal de estimação

Benefícios de ter um animal de estimação

Não é nenhuma novidade que o número de animais domésticos cresceu – e muito! – nas últimas décadas. Hoje, o Brasil é o 2ª país com mais cães, gatos e aves, totalizando 132,4 milhões de pets.

E não são apenas eles que ganham com o carinho recebido pela família. Para os donos, as vantagens são muitas e nós descrevemos as principais nesse artigo. 


Fazem bem para o coração

O carinho entre os bichinhos e seus tutores é incondicional e faz muito bem para o coração – literalmente! De acordo com um estudo do Mayo Clinic Proceedings: Innovations, Quality & Outcomes, pessoas que têm cachorros costumam apresentar uma frequência maior de atividades físicas, uma dieta adequada e menores índices de açúcar no sangue, combinação que favorece a saúde cardiológica.


Mantém o sistema imunológico em dia

Diferente do que alguns pais podem pensar, o convívio entre crianças e animais pode resultados positivos para a saúde. Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a exposição desde os primeiros anos pode fortalecer o sistema imunológico, reduzindo as chances de que a criança tenha alergias ou asmas no futuro 


Eles são verdadeiros terapeutas

Todo dono pode confirmar: os animais são capazes de melhorar até os dias mais tristes. É comprovado que essas interações podem aumentar os níveis de serotonina, hormônio responsável pela sensação de satisfação, e também evitar o isolamento social. Além disso, pacientes que sofrem de transtornos mentais, como ansiedade, depressão ou autismo, apresentam diminuição dos quadros e passam a enxergar a vida mais leve quando contam com a companhia de pets. 

É possível listar uma infinidade de benefícios, mas ter um bichinho não se resume a isso: exige responsabilidade, já que será necessário dedicar cuidados atenção. Por isso, antes de adotar ou comprar, avalie a sua disponibilidade e faça isso de forma consciente.