0800 41 8021 (041) 3224 8021
Por que aprender tem tudo a ver com qualidade de vida?

Por que aprender tem tudo a ver com qualidade de vida?

A vida é uma fonte inesgotável de experiências e proporciona todos os dias uma nova oportunidade de aprendizado. No entanto, por termos rotinas atribuladas e inúmeras formas de distração – como o celular –, acabamos deixando nosso próprio desenvolvimento de lado.

Vale lembrar que esse é um grande erro: o aprendizado contínuo é essencial para todo indivíduo e isso independe da idade. Confira o porquê.
 

Conheça os motivos

O cérebro, assim como os músculos, precisa ser exercitado continuamente. Se não o alimentarmos com estímulos, no futuro suas funções poderão ser comprometidas. Por isso, é necessário trabalhar para manter sua mente ativa.

Você pode inserir pequenas ações em seu cotidiano para quebrar a monotonia e sair do pensamento automático. Atividades simples, como caça palavras, sudoku, palavras-cruzadas ou xadrez são verdadeiras ginásticas para o cérebro e auxiliam na geração de novas conexões neurais.

A leitura também carrega um papel indispensável e, diferente do que muitos pensam, não se resume a devorar livros técnicos. Gibis, revistas e jornais tem papel tanto informativo quanto de entretenimento. O importante é não deixar que esse hábito se perca nas mensagens nas telas de tablets e smartphones.
 

Você aprendeu algo novo hoje?

Nós já demos dicas básicas, como ler um livro ou praticar palavras-cruzadas, mas isso não é tudo. Existem muitas maneiras de estudar de forma gratuita e com a ajuda de instituições renomadas.

A internet é um universo vasto que, se for bem explorado, pode até resultar em uma nova carreira, tudo depende do seu nível de dedicação. Algumas organizações conhecidas, como o SESI e SEBRAE, oferecem cursos gratuitos e, em alguns casos, até disponibilizam certificados.

O Youtube certamente é dos maiores portais de conteúdo do mundo e se você acha que ele apenas serve para lazer, está enganado (a). Ultrapassando a camada de vídeos populares, é possível descobrir canais com uma linguagem acessível e que tratam de temas que vão da filosofia à jardinagem.  

Nunca é tarde para aprender e uma prova disso é que as faculdades têm recebido alunos cada vez mais maduros. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, organiza a Universidade Aberta da Maturidade. O projeto aceita alunos acima de 60 anos interessados em descobrir como aproveitar melhor essa etapa da vida. O processo seletivo é semestral e todas as informações estão disponíveis no site da iniciativa. 

E não precisa ser monótono. Se você é uma pessoa que adora esportes, que tal conhecer uma modalidade que nunca experimentou? Além de fazer bem para a sua saúde física, ainda há ganhos no campo social, já que o novo círculo pode gerar amizades valiosas.    
Quanto mais você aprende, maior é a sua capacidade de compreender e se relacionar com o mundo. Dessa forma, sua autoestima, bem-estar e qualidade de vida aumentam. Aproveite as nossas dicas!